Veja essa e outras dicas simples que vão deixá-las mais bonitas e saudáveis
Apostar nos esmaltes da moda não basta para ter unhas lindas. Cuidar delas no dia a dia é fundamental para que cresçam fortes, não quebrem, para que o esmalte dure mais e até mesmo para evitar algumas doenças que podem aparecer.
Dicas:
1) Faça as unhas toda semana para manter a limpeza delas.
2) Use produtos que fortaleçam as unhas, mas opte pelos que não levam formol na fórmula, pois podem causar alergias.

3) Deixe a unha um ou dois dias sem esmalte para ‘respirar’. Se for passar direto outro esmalte, a unha fica fraca, branca e pode escamar.
4) Prefira os removedores de esmaltes do que as acetonas, pois não agridem as unhas.
5) Não tire toda a cutícula. Ela é a proteção da unha. Tirar tudo faz com que muita gente tenha micoses nas unhas.
6) Antes de aplicar o esmalte, passe sempre a base. Ela protege a unha da pigmentação do esmalte.
7) Após o esmalte, use produtos específicos que façam com que ele permaneça mais tempo nas unhas.
8) Use diariamente hidratantes específicos para cutícula, para não deixá-las ressecadas.
9) Se tiver de fazer tarefas domésticas, como lavar louças, use luvas não apenas para manter o esmalte, mas porque o detergente e os produtos de limpeza estragam as unhas e estimulam o aparecimento de micoses.
10) Tenha sempre em casa o esmalte que está usando. Se começar a descascar, é só corrigir na hora da emergência.
11) Se a unha quebrar, não cole. O ideal é cortar, pois se agarrar em algum lugar pode machucar.
12) Procure consumir alimentos com vitamina C, que ajudam a fortalecer as unhas.
VEJA O QUE SUAS UNHAS ESTÃO DIZENDO
Mas então, como ter unhas fortes, saudáveis e bonitas?
Infelizmente, base milagrosa não existe. Claro que alguém vai se identificar e falar que “base tal da marca X” foi maravilhosa e funcionou comigo” – ótimo. Então continue com ela! Eu também já usei bases que foram maravilhosas para mim, como a Pró-Crescimento daColorama ou a Complexo Vitamínico 4 em 1 da Vefic – mas para mim foram boas, o que não significa que serão para você. Ou serão, claro. Outra coisa importante é que quando você passa uma base, você não está cuidado da parte onde você está passando…a unha precisa CRESCER forte e a parte que está crescida é como se fosse morta. Portanto, o tratamento precisa começar desde da matriz da unha, na cutícula.
Mas antes do processo da base, é preciso se atentar para algumas coisas, como por exemplo:
“Ai Sabrina, você viaja…como assim falar com as unhas?” – SIM – as unhas são o espelho do seu organismo, gata!!! Sabe aquelas manchinas, estrias, ondulações? Não é porque sua unha cismou em nascer daquele jeito não, mas é porque seu organismo tá com alguma coisa errada. Portanto, preste atenção na aparência delas antes de correr pro eBay e se jogar em bases caríssimas da Xanéu que prometem fazer com que suas unhas cresçam em 10 segundos(brincadeira, tá? Ainda não vi nada assim!)
Confira a tabela:
3) Deixe a unha um ou dois dias sem esmalte para ‘respirar’. Se for passar direto outro esmalte, a unha fica fraca, branca e pode escamar.
Mas antes do processo da base, é preciso se atentar para algumas coisas, como por exemplo:
Unhas pálidas, sem cor | Anemia, deficiência de ferro |
Unhas ressecadas que quebram com facilidade e descamam | Falta de vitamina A, proteínas e cálcio |
Unhas que não crescem | Deficiência de vitamina A e zinco, ou uso de certos medicamentos |
Unhas muito finas e quebradiças | Falta de proteína |
Unhas com linhas horizontais e frágeis | Falta de vitaminas do complexo B, principalmente a biotina e enxofre. Pode também ser por conta de algum desequilíbrio hormonal |
Unhas com pontos brancos | Pode ser por deficiência de zinco ou por trauma na base ou leito da unha. |
Unhas com manchas escuras e avermelhadas | Pode ser trauma ou sinal de câncer de pele – procure um médico urgentemente |
Unhas com manchas amareladas | Problema respiratório como bronquite ou infecção por fungos e bactérias |
Unhas que soltam do leito | Psoríase ou intoxicação por medicamentos |
Unhas com linhas verticais e frágeis | Deficiência de ferro ou anemia |
Olhou para suas unhas e se identificou com algum problema acima? Então é melhor marcar uma consulta e ir ao médico…se você percebeu que sua unha tem algumas das características citadas, nenhuma base vai adiantar. E auto-medicação não vale…o que vale é um diagnóstico preciso, para saber exatamente qual o problema com suas unhas e como solucioná-lo. Se você ler esse post, verá mais informações sobre os nutrientes e onde podem ser encontrados.
- BONS HÁBITOS
Assim como temos boas maneiras, educação etc, as unhas também pedem bons hábitos! Com eles, suas unhas ficam mais saudáveis e com uma boa aparência. E, claro, vai ser mais dificíl sua unha quebrar ou lascar…
Lavar a louça, limpar a casa…tudo isso faz com que as unhas fiquem frágeis, mas só se você não as proteger durante todo o processo: luvas sempre! (1)
Hidratar (2) é palavra-chave, sempre. Ainda mais no inverno quetá chegando chegou! A pele fica aquele maracujá de gaveta, né? Com ela super ressecada, faça muita hidratação mesmo!Suas unhas agradecem e vão crescer fortinhas!
Lavar a louça, limpar a casa…tudo isso faz com que as unhas fiquem frágeis, mas só se você não as proteger durante todo o processo: luvas sempre! (1)
Hidratar (2) é palavra-chave, sempre. Ainda mais no inverno que
- MAUS HÁBITOS? ELIMINE-OS!
Se você já tem alguns bons hábitos, fique atenta se um mau hábito persiste em continuar com você!
Tirar as cutículas já está mais do que comprovado que enfraquece as unhas, já que cada cortezinho traumatiza a base e a unha nasce bem danificada...fico super feliz quando recebo e-mails e relatos de pessoas que usaram a PrimeCuticle – ou aboliram o alicate e começam só a hidratar as cutículas – que depois da mudança do hábito, as unhas estão mais bonitas, fortes…só testando para ver.
As lixas polidoras são fantásticas: a aparência/textura lisinha que deixam nas unhas é maravilhosa, né? Mas cuidado: não deve ser usada sempre…cada polidinha e sua unha fica mais fininha, mais frágil. Se você tem as unhas já fraquinhas, é melhor evitar!
Como falei lá em cima, as unhas são espelho do organismo: fique de olho em como elas estão…só depois apele para as bases. A beleza vem de dentro para fora, fato. :)
E, para finalizar, uma coisinhas importante:
Unha forte e saudável quer dizer uma unha que seja bonita e flexível. Unha extremamente dura não é significado que seja uma unha saudável. Nem pensar em colocar formol na base ou até mesmo “aquela cola”, hein gente? Peloamor! As bases já são feitas com substâncias especiais para as unhas, nada de inventar! =)
Unha forte e saudável quer dizer uma unha que seja bonita e flexível. Unha extremamente dura não é significado que seja uma unha saudável. Nem pensar em colocar formol na base ou até mesmo “aquela cola”, hein gente? Peloamor! As bases já são feitas com substâncias especiais para as unhas, nada de inventar! =)
Beijuss até o próximo post
Amiga que post mais completo, adoreiiii, vi seu blog na agenda dos blogs e já estou seguindo, um super beijo
ResponderExcluirCarla Fabieene "Minhas Paixões Futilidades"
Que bom gostou amada,obrigada e volte sempre!
Excluir:)
Essas dicas são otimas, acho super interessante como dá pra descobrir doenças pela unha.
ResponderExcluirEstou seguindo (:
Beijos :*
http://estudiodasamigas.blogspot.com.br/
Obrigada flor!
ExcluirRemember, as the genius of the way, Fake Oakleys as well as on how to give yourself the motivation to stay in their own right way.
ResponderExcluir